
“Todo dia ela faz tudo sempre igual (…)”, o trecho da canção Cotidiano de Chico Buarque ilustra a rotina da grande maioria da população, tanto feminina, quanto masculina, que mergulhada nos afazeres diários acaba levando a vida de forma mecânica e automática. Estar focado 100% em cada atividade do dia é algo que deveríamos colocar em prática, mas dificilmente nos atentamos a essas questões, pelo contrário, temos em mente que estamos otimizando o tempo ao realizarmos uma tarefa, com o pensamento em outras particularidades. Segundo um estudo da Universidade de Harvard, as pessoas utilizam em torno de 30 a 47% do seu tempo para pensar e imaginar situações aleatórias, com isso acabam deixando de focar no aqui e no agora.
Sobre o Mindfulness
Possibilitar que o indivíduo tenha controle sobre a sua consciência plena, ou seja, estar 100% conectado e atento ao realizar qualquer atividade durante o dia, esse é o objetivo do mindfulness. A partir de um conjunto prático de técnicas e recursos o mindfulness visa auxiliar as pessoas a estarem completamente presentes ao desenvolverem suas ações, compartilhando de toda e qualquer sensação e sentimento que aquele momento lhe oportuniza.
Como citado anteriormente, não é incomum que ao realizarmos determinadas atividades, nossa mente comece a divagar e os pensamentos fluem para outros assuntos, impossibilitando que estejamos conscientes de forma integral naquele instante. Com a prática constante do mindfulness treinamos o nosso cérebro para identificar quando entramos no automático, isto é, mente divagando para pensamentos aleatórios, e, tendo essa percepção, o indivíduo imediatamente consegue sair da condição inconsciente e, assim, busca retomar completamente a atenção ao respectivo momento.
Como praticar
A constância leva ao aperfeiçoamento, por isso, é fundamental que o indivíduo pratique o mindfulness com bastante frequência e torne-o um hábito diário. Mas por onde começar? Confira algumas dicas.
1. Ao se alimentar
Durante as suas refeições, evite o uso do celular, da televisão, barulhos, ou qualquer ação que lhe tire a concentração do respectivo momento. Ao sentar-se à mesa e preparar o seu prato preste atenção em tudo que o compõe, ao mastigar tenha consciência da importância de cada movimento, sinta os sabores e as texturas dos alimentos ingeridos, e desfrute por completo de todas as sensações que aquele instante está lhe proporcionando.
2. Respiração
Reserve alguns minutos do seu dia para se concentrar plenamente na sua respiração. Opte por um ambiente calmo e silencioso, sente-se de forma ereta em uma posição de conforto e deixe suas mãos sobre suas coxas, após esse preparo, procure inspirar e expirar lentamente prestando total atenção nas sensações que esse momento está lhe oportunizando. Caso tenha pensamentos aleatórios, busque se concentrar e repita os movimentos quantas vezes considerar necessário.
3. Meditação
A meditação traz muitos benefícios para a vida dos seus praticantes, e essa técnica também auxilia na busca pela consciência plena. Busque um lugar tranquilo e silencioso, que não lhe ofereça distrações, sente-se em posição ereta, mantenha seus pés em contato com o chão, mãos sobre as coxas, e para os iniciantes é interessante que se feche os olhos objetivando uma concentração completa. A partir dessa organização, procure estar 100% atento ao seu respirar (inspirar e expirar) e ao que está acontecendo com o seu corpo, reconhecendo as sensações do momento (cansaço, ansiedade, peso, etc.). Ao surgir pensamentos aleatórios, tenha a percepção, mas não divague, com gentileza concentre-se novamente e dê sequência a sua meditação.
Benefícios do mindfulness
As principais benfeitorias que o mindfulness, a atenção/consciência plena, traz para a vida dos seus praticantes, são:
Ampliação das conexões cerebrais, oportunizando maior desenvolvimento de competências (atenção, concentração, criatividade, etc.);
Melhora a saúde mental e corporal;
Diminui a ansiedade e o estresse;
Controle das emoções, sensações e pensamentos;
Consciência corporal;
Autoconhecimento.
Gostou desse conteúdo?
Então continue nos acompanhando pelo blog e nos siga nas redes sociais para ficar bem informada(o). 🙂