
O que é e como tratar a ansiedade?
Constante nervosismo e preocupação exagerada, medo, insônia ou excesso de sono, irritabilidade. Esses são alguns dos sintomas da ansiedade, um problema que acomete milhares de pessoas em todo o mundo. Segundo a Organização Mundial da Saúde (OMS), o Brasil é o país mais ansioso do mundo. A pesquisa feita pela Associação Nacional de Medicina do Trabalho (ANAMT) mostra que 86% dos brasileiros têm algum transtorno mental.
Em momentos de crise de ansiedade, os sintomas podem passar do psicológico para o físico, causando falta de ar, palpitação e amortecimento de braços e pernas. É preciso cuidar da saúde para evitar que a ansiedade se transforme em problemas maiores como síndrome do pânico. No artigo de hoje, vamos explicar para você tudo sobre ansiedade. Saiba o que você saberá:
O que é ansiedade?
Sintomas da ansiedade?
Como tratar a ansiedade?
5 dicas para reduzir a ansiedade
Não é de hoje que a ansiedade existe. Mas é fato que o termo se popularizou há poucos anos. E isso aconteceu justamente porque a sociedade como um todo passou a prestar mais atenção no que os transtornos psicológicos causam na vida de uma pessoa. Anos atrás era frequente ouvir que ansiedade é frescura. Hoje, no entanto, sabemos que ansiedade é algo sério e que deve ser tratado com seriedade também.
A ansiedade é um estado criado pelo nosso corpo. Se manifesta em diversas formas, desde as mais leves como ficar ansioso para algo que está para acontecer, a situações de sofrer por antecipação ou achar que está em constante perigo. Se não tratado corretamente, a pessoa ansiosa pode desenvolver problemas mais sérios como transtorno de ansiedade, síndrome do pânico e depressão.
Sintomas da ansiedade
Como já comentamos no texto, a ansiedade se manifesta de forma diferente em cada pessoa.
Confira alguns sintomas comuns:
Medo do que está por vir
Achar que está em constante perigo
Falta ou excesso de sono
Irritabilidade ou nervosismo
Preocupação excessiva
Fraqueza e cansaço
Falta de ar
Dor no peito
Taquicardia
Tensão muscular
Amortecimento de braços e pernas
Como tratar a ansiedade
O primeiro passo é buscar ajuda psicológica. Procure um terapeuta que você se identifique e tente fazer sessões semanais. Grande parte dos casos de pessoas ansiosas pode ser tratado apenas com terapia. Em alguns casos mais sério, é necessário entrar com medicação.
5 dicas para reduzir a ansiedade
1. Terapia
2. Atividade física
3. Exercício de respiração
4. Ser organizado e manter o foco
5. Procure ter um hobby
Gostou desse conteúdo?
Então continue acompanhando nosso blog e fique sempre bem informado.